Escola Nota 10
-
Sobre o projeto O projeto se desenvolve como uma assessoria aos municípios que contribua para que as(os) gestoras(es) educacionais aprimorem a gestão dos recursos didáticos do Programa Nacional do… Leia mais >
Caminhos para trabalhar o currículo dos anos finais do ensino fundamental
-
Por Stephanie Kim Abe A organização curricular é um entre os muitos problemas que encontramos nos anos finais do ensino fundamental – como uma transição entre 5o e 6o… Leia mais >
Quando a matéria é estudar – e descobrir – a própria identidade quilombola
-
Projeto de valorização da cultura quilombola em Barro Alto (GO) mostra como a educação antirracista pode ser mais efetiva quando trabalhada em consonância com a realidade local
Pertencimento e identidade nos anos finais do ensino fundamental
-
Formação docente continuada e resgate do patrimônio cultural e local para aflorar pertencimento e discutir identidades: conheça as experiências de escolas em Campinas e em Valinhos, na região metropolitana de São Paulo
Quatro materiais para trabalhar a educação para as relações étnico-raciais
-
Dicas de materiais para quem quer tirar dúvidas, ouvir um podcast, ver um documentário ou explorar livros que tratam de temáticas afro e indígena
Afroturismo: passeios que ensinam sobre o protagonismo negro e outras histórias
-
Conta como o turismo pode ajudar a resgatar e valorizar a cultura e a história afro-brasileira, e como as escolas podem organizar atividades pelo território
Podcast: história e cultura afro-brasileira nas escolas já!
-
No sétimo episódio do “Educação na ponta da língua”, entenda os avanços e os desafios para a abordagem da cultura e história afro-brasileira na escola e a implementação efetiva da Lei 10.639
E se você conhecesse o perfil socioeconômico das suas turmas?
-
Entenda por que a rede municipal de Capão Bonito (SP) resolveu aplicar um questionário socioeconômico com suas(seus) estudantes e conheça as ações programadas com base nos resultados
Podcast: Recomposição de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental
-
Quinto episódio do podcast “Educação na ponta da língua” discute os desafios e as estratégias para enfrentar as desigualdades educacionais no Ensino Fundamental II; ouça agora
A luta por educação inclusiva continua
-
Ainda que tenhamos 90% das(os) estudantes da educação especial matriculadas(os) em classes comuns, é preciso avançar na permanência e garantia de melhores condições para estudantes com deficiência
“O Brasil precisa gastar mais com educação”, diz Romualdo Portela
-
Segundo dados da OCDE, o Brasil investe cerca de 4 mil dólares por estudante, enquanto em países da Organização a média é de 11,5 mil dólares
Assessoria à Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA)
-
Investidor Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Parceria Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Objetivo Assessorar a secretaria na revisão do documento curricular… Leia mais >
Na Ponta do Lápis: especial sobre cultura indígena
-
Confira a nova edição da Revista Na Ponta do Lápis, que tem como foco as línguas, culturas e literatura dos povos indígenas brasileiros
Os desafios da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
-
Anna Helena Altenfelder traz reflexões sobre o ensino fundamental II e como podemos avançar nesta etapa de ensino
Podcast: uma conversa sobre as línguas e literatura indígena na escola
-
Quarto episódio do podcast “Educação na ponta da língua” conversa com dois escritores indígenas sobre o universo das línguas e da literatura indígena nas escolas
Por que os anos finais do ensino fundamental merecem mais atenção
-
Desafios já conhecidos se agravaram no pós-pandemia e faltam políticas voltadas a essa etapa da educação básica
Oficina: Investigação na escola
-
Que tal repensar as pesquisas escolares para despertar o espírito investigativo em seus alunos? Conheça a proposta dessa oficina voltada a estudantes do ensino fundamental I
As incongruências de não aderir ao PNLD
-
Entenda por que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo tem sido criticada por não aderir ao PNLD e como essa decisão afeta estudantes e docentes